Siga-nos:
(62) 3205-1989 | 3954-0889
MATRIZ PAROQUIAL | Conheça Nossa Matriz
A Igreja Nossa Senhora da Assunção do Conjunto Itatiaia, que passaria a ser sede da Paróquia de mesmo nome, foi idealizada no início da década de 1980, pelo padre italiano Sérgio Foglia. Naquele momento e desde a fundação do bairro, em 1978, as celebrações católicas ocorriam em casas ou no Centro Social Urbano e as aulas de catequese se davam no Colégio Estadual Waldemar Mundim.

Para construir o templo, era necessário muito mais do que podiam dar os fiéis pelas coletas e pelo dízimo. O padre foi buscar recursos com amigos e empresários na sua terra natal. O projeto e a planta da igreja foram elaborados pelo próprio padre, a partir de uma obra similar já existente na Itália.

Muitas das etapas foram executadas em ritmo de mutirão, coordenados pelos fiéis mais ativos da época: Geraldo Dias, Generino, Hélio Bolívar, João Elias, entre outros. Mas nenhum se doou tanto como Percílio Batista Teles, que sozinho ergueu várias das paredes.

Em 1985, o templo foi inaugurado e em 15 de agosto de 1988, foi consagrado a Nossa Senhora da Assunção, com a bênção de dom Antônio Ribeiro de Oliveira, arcebispo de Goiânia. A Igreja Católica do Itatiaia tinha uma catequese forte e um movimento jovem efervescente, que acabou por favorecer vocações, como a de Waldemar Passini, hoje padre e reitor do Seminário Interdiocesano de Goiânia. O diácono Vicente Gomes era o braço-direito de Foglia.

No fim de 1991, Sérgio Foglia deixou a paróquia, que recebeu o padre Luiz Alberto. Ele promoveu, como principais mudanças, a criação das equipes do Dízimo e da Liturgia. Um dos destaques era o Madrigal, coral da paróquia, que muitas vezes seria chamado para liderar celebrações coletivas da Arquidiocese de Goiânia.

Padre Pedro Martinez, vindo de Minaçu, viria substituí-lo em abril de 1994. Nesse momento, a paróquia já possuía diversas equipes e movimentos distintos, que tinham grande autonomia. O padre Pedro, da Congregação São Pedro Ad Vincula, promoveu diversas ampliações na área física da igreja durante os mais de 14 anos em que permaneceu à frente da comunidade.

A partir de agosto de 2008, a direção da paróquia passou para o jovem padre Marcos Rogério, da mesma congregação. Com ênfase na parte litúrgica e de acolhida, além da restauração do conselho paroquial, o novo pároco vem promovendo a renovação da comunidade, com muita dedicação às atividades do calendário, decidido conjuntamente na Assembleia Paroquial. O resultado tem sido um envolvimento cada vez mais e o retorno de muitos irmãos que tinham se afastado.

Na atuação paroquial o Pe. Marcos Rogério é auxiliado pelos Vigários Pe. Cidimar e Pe. José Fernandez.
Todos os Direitos Autorais Reservados à Paróquia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de Goiânia
© Copyright - Proibida a Reprodução de Qualquer Tipo


Fones: (62) 3205-1989 | 3954-0889
E-mail: contato@nossasenhoradaassuncao.com.br
Siga-nos: