Siga-nos:
(62) 3205-1989 | 3954-0889
CAPELA NOSSA SENHORA DA PIEDADE
Programação Semanal

Segunda á Sexta-feira: Aulas do projeto ‘Arte-Educação’ nos turnos matutino e vespertino.
Segunda-feira: Grupo de Oração da RCC às 19:30h.
Terça-feira: missas às 19:30h.
Quinta-feira: Adoração do Santíssimo começando às 07:00h e encerrando às 19:00h com a benção do Santíssimo e logo após, missa.
Sábado: Catequese das 14:00h às 16:00h.
Domingo: missas às 08:00h e às 19:30h.


Há 25 anos começou a história da Capela Nossa Senhora da Piedade

A década de 1990 foi marcante na história da Capela Nossa Senhora da Piedade, pois tudo começou em 1991 com a chegada do casal Seu Zequinha-Dona Lucimar, culminando em 1998 com a inauguração da Capela.

E para contar essa história, temos que falar primeiro de seu maior personagem e idealizador: José de Souza Lima (Seu Zequinha, como é conhecido carinhosamente na comunidade). Vicentino há mais de quarenta anos, ele e sua esposa, Dona Lucimar Jorge Lima, sempre tiveram participação ativa em todas as comunidades por onde passaram.

Tudo começou, portanto, em meados de 1991, quando Seu Zequinha e Dona Lucimar mudaram-se para Goiânia, fixando residência no Residencial Morada do Bosque (que estava começando). Eles foram uns dos primeiros moradores do bairro e lá vivem até hoje.

Já no final do ano de 1991 foi realizada uma missa campal, embaixo de uma árvore; começava, ali, a luta por uma área para a construção de uma capela para o Morada do Bosque, já que a igreja mais próxima (Nossa Senhora da Assunção), no Conjunto Itatiaia, ficava a cerca de três quilômetros, tornando a ida até lá bastante difícil, principalmente para os mais idosos. Várias celebrações se sucederam na própria casa de Seu Zequinha.

Ao conhecer seu espírito de luta, não demorou muito para a comunidade o eleger Presidente da Associação de Moradores do Residencial Morada do Bosque, cargo que ocupa desde 1994 até hoje.

Seu primeiro desafio no cargo foi a busca de melhorias para o bairro, como asfaltamento e toda a infraestrutura que faltava. Nesse mesmo ano de 1994, com o apoio de Padre Pedro Martinez, organizou em frente de sua casa a primeira festa junina, com o intuito de angariar recursos para construção da capela.

Sucederam-se diversas reuniões festivas na comunidade, com este intuito, todas registradas em ata, comprovando e firmando o compromisso e a vontade da comunidade em ver realizado seu sonho.

Em 1997, Seu Zequinha foi nomeado por padre Pedro como coordenador de uma equipe, com 16 participantes, em prol da construção da capela.

Foram várias reuniões envolvendo estes representantes da comunidade com políticos da época, reivindicando uma área. Conseguido o terreno, começaram as longas caminhadas, diversas reuniões e atividades, até que em 19 de abril de 1998, às onze e trinta da manhã, a Capela Nossa Senhora da Piedade foi entregue aos fiéis do Morada do Bosque. A Santa Missa inaugural teve como celebrante o então Arcebispo de Goiânia, de presença marcante, Dom Antônio Ribeiro de Oliveira.

O nome de Nossa Senhora da Piedade para a capela foi sugerido pelo padre Pedro Martinez, o qual foi aceito e celebrado pela comunidade do Morada do Bosque.

Em 2009, no dia 17 de maio, após a celebração da Santa Missa, foi inaugurada a Capela do Santíssimo (que encontra-se aberta de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h, para adoração) e instituído os primeiros acólitos da Capela Nossa Senhora da Piedade.

No final de 2010, a comunidade conseguiu dar uma boa adiantada na reforma do salão da Capela, onde acontecem as festas e eventos.

O ano de 2011 começou com uma grande movimentação; o projeto "Arte-Educação", mantido pela Organização Jaime Câmara, passou a utilizar o espaço dessa comunidade para dar continuidade à sua proposta educacional, já que as dependências da Paróquia Nossa Senhora da Assunção estavam sob uma intensa reforma, impossibilitando o desenvolvimento das atividades naquele local.

A Capela Nossa Senhora da Piedade foi construída com recursos oriundos da própria comunidade; e a cada ano que passa cresce um pouquinho mais.

Por necessidade de mais espaço, a Capela Nossa Senhora da Piedade reabriu neste 10 de Setembro de 2016, após a reforma, com a dedicação do altar conduzida pelo arcebispo Dom Washington Cruz; seus espaços já estão pequenos para acolher toda a comunidade e visitantes, que são muitos.

Temos várias pastorais: Ministro extraordinário da Eucaristia, Liturgia, Dízimo, Catequese, Acólitos, RCC, Jovens Resgate, Música, Coordenação, Acolhida, Família do céu aqui na terra e Adoração. E essa história de fé e dedicação continua...
Todos os Direitos Autorais Reservados à Paróquia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de Goiânia
© Copyright - Proibida a Reprodução de Qualquer Tipo


Fones: (62) 3205-1989 | 3954-0889
E-mail: contato@nossasenhoradaassuncao.com.br
Siga-nos: